Header Ads

Um jogo quase perfeito - Red Dead Redemption 2 - Analise.


A Rockstar chegou quebrando tudo no ano de 2018, trazendo um dos melhores jogos e um game considerado à frente de sua geração. Red Dead Redemption 2 é um game que foi produzido durante 8 anos, e esses anos de demora não foram desperdiçados. A produtora pensou em cada detalhe para o produção do game, desde comportamentos e diálogos de npc's até cada animal em seu habitat natural. O game não deixou a desejar, então por isso trago essa analise. Vamos la?
ESTATÍSTICAS: 
Plataforma(s): Playstation 4 e Xbox One
O analisador jogou no: Xbox One
Desenvolvedora(s): Rockstar 
Publicadora(sTake-Two Interactive
Data(s) de lançamento:  26 de Outubro de 2018
Gênero(s): Ação-aventura, Mundo aberto (SandBox)
Modo(s) de jogo: Singleplayer, Multiplayer (Coop - Pvp) 
ENREDO:
O jogo se passa em 1899, mais ou menos 12 anos antes do primeiro jogo. Ali se passava o fim da era do velho oeste, os pistoleiros e foras-da-lei já estavam quase extintos, isso porque os Estados Unidos se tornou uma era de leis e o oeste estava quase todo dominado. 

O jogo se inicia com o bando de Dutch Van der Linde fugindo de Blackwater, pois aconteceu algo de ruim com o grupo e então eles tentavam escapar das autoridades, então o jogo se inicia em meio ao inverno da nevasca, onde os grupo estão procurando abrigos para se protegerem do frio. Na cena inicial nos é apresentado o protagonista da trama, Arthur Morgan. Arthur é o braço direito do líder do bando, Dutch, junto a Hosea, esse que é o mais velho e o mais sábio de todo o grupo. 
Arthur Morgan / Protagonista

Arthur aparece dizendo que achou um abrigo e que ele não fica muito longe, é uma cabana abandonada. Dutch diz que eles tem que se abrigarem naquela cabana, e manou o John Marston fazer o reconhecimento da área, mas infelizmente ele é atacado por lobos e o Arthur correu para ajuda-lo. 


Depois de um longo tempo em meio ao frio, o grupo consegue sair de toda aquela neve e montam seu acampamento. Então é ai que o jogo realmente começa.




PERSONAGENS
Cada personagem no jogo é muito bem desenvolvido, você se apega muito fácil a eles. E o Arthur Morgan é o personagem mais carismático, humano,  mutável que ja vi em um jogo. 
John Marston pode até ser um ótimo personagem, mas ele não foi tão bem explorado como o Arthur. É um personagem que ri, chora, conta piadas, é irônico, sarcástico, tem um personalidade fortíssima e carrega honra dentro de si. 

É incrível ver como a personalidade e até mesmo sua visão sobre tudo se molda durante a trama. De inicio, você acha que Arthur é um cara cabeça dura, imutável, violento. Mas quando você realmente entra na pele do Arthur, você o conhece a fundo, vê que ele é bem melhor do que isso, é um cara sagaz, observador, justo e além de tudo, humano. 

Gangue Dutch Van der Linde 

Assim como cada rosto que você vê na foto acima, cada personagem, cada um foi feito com cuidado, carinho e atenção. Eu sinceramente nunca vi um elenco tão bem construído em um game, que me trouxe aquela sensação de serem pessoas reais, pois cada um se expressa de uma maneira tão bonita que te faz entrar dentro do jogo e conhecer a fundo e se apegar a cada um deles. 

O Dutch por exemplo é um personagem que você irá amar e ao mesmo tempo odiar, assim como todos, foi muito bem explorado e tem
Dutch Van der Linde 
um carisma muito grande por todos do grupo, é um verdadeiro "Líder" por assim dizer, é um personagem que todos seguem sem questionar e vêem ele como salvador, pois todos ali que estão no grupo foram salvos por ele, então todos o seguem por esse motivo.

Como todos sabem, Dutch é o vilão do primeiro jogo, mas no RDR 2 o personagem mostra como se tornou um vilão, ou se ele apenas demonstrou quem realmente era. 

Você vai ficar do lado dele em alguns momentos, você vai odiar o personagem ou vai admirar. Eu mesmo não sei ao certo se eu gosto ou não do Dutch, mas foi um dos personagem que mais me cativou. 

Sadie Adler

Sadie Adler é na minha opinião a melhor integrante de todo grupo, porque é uma mulher que mostra que não existe sexo frágil e que não precisa de um homem para protege-la. Sadie sabe lutar, sabe atirar e eu acho que ela é a personagem que tem a personalidade mais forte de todo o grupo, está sempre certa de suas escolhas, e deixando bem claro quais são seus objetivos. 

Sadie é uma personagem incrível e isso é inegável. 





Se eu falar sobre todos os personagens aqui nesse post, vai ficar muito cansativo, então peguei apenas aqueles que eu mais gostei na trama. Mas todos os personagens são cativantes, e te faz querer saber mais sobre eles.


O acampamento



Resolvi separar um cantinho aqui nessa analise para falar de um lugarzinho bastante gostoso de se ficar no jogo. No acampamento da gangue é onde se reúne todos os integrantes. É o lugar que você vai rir, se distrair, conhecer melhor cada personagem, participar de festas, jogar dominó ou poker, ou até mesmo ficar sentado ali no canto, aproveitando a paz e a paisagem do lugar.



O acampamento é um ambiente vivo, rico e aconchegante, onde faz você se sentir parte da família. 

Além disso, o acampamento é algo fundamental para o jogo e ali é a sua casa. A cada missão que envolve assalto, uma parte da grana fica para os envolvidos e outra parte para o acampamento. Você tem a opção de doar dinheiro ou itens para que o acampamento evolua e abra coisas novas.
Se caso você melhorar o acampamento, você libera um Fast Travel que pode ser usado em qualquer lugar se você usar o acampamento portátil, e isso é bem útil, que te faz economizar horas de jogatinas que estaria andando a cavalo pelo o mapa gigantesco de RDR2.


UM MUNDO ABERTO RICO E MUITO BEM APROVEITADO:
Existem muitos jogos que possuem um mapa gigantesco, mas muitos desses jogos não sabem aproveitar o tamanho e a riqueza do mapa, se tornando um imenso vazio, repetitivo, sem graça e sem nada para fazer. Red Dead Redemption 2 é diferente. O mundo do game é sem dúvida o mundo mais vivo que existe na indústria dos jogos.


Volta e meia você vai se deparar com varias coisas acontecendo quando você estiver passeando pelo o mapa, você verá npc pedindo ajuda para se soltar de uma armadilha de urso, outros em que o cavalo morreu e te pedem uma carona, gente querendo apostar corrida, pessoas querendo te assaltar ou pedir favores. Um ponto negativo quando se trata de npc é o fato de eles serem muito "esquentadinhos" eles simplesmente se irritam com qualquer coisa que você faça, se você esbarrar em um, ele já te aponta a arma ou te xinga. E isso irrita muito durante a jogatina. 

Durante minha jogatina, eu ajudei um npc que foi picado por uma cobra, eu dei remédio e ele sobreviveu. Mais tarde em uma cidade próxima dali eu encontrei o mesmo cara, ele se lembrou de mim e me agradeceu por te-lo salvado, e em forma de agradecimento ele disse que eu poderia comprar qualquer coisa na loja de armas pela a conta dele. Isso me impressionou muito e me fez ver que até os npc's são bem feitos. 

Cada animal em seu habitat natural:
RDR2 possui em media 170 especies de animais, sejam lobos, crocodilos, veados, carneiro, coiotes, flamingos, entre outros. E cada um deles estão em seu habitat natural, vivendo da forma que vivem na vida real e isso é algo lindo de se ver.












"Veados, bisões e antilocapras cruzam as planícies em grandes bandos, animais carniceiros farejam carcaças, salmões-vermelhos nadam contra a corrente, lobos cercam suas presas em alcateia, gansos voam em formações fixas, gambás se fingem de mortos, roedores fogem para buracos em árvores, ursos-cinzentos atacam quando ameaçados e aves de rapina sobrevoam nos céus. Todos eles fazem parte de um ecossistema complexo e precisam estar sempre lutando pelo seu lugar na cadeia alimentar. A natureza é ao mesmo tempo generosa e perigosa, tanto para homens quanto para feras, e qualquer predador pode rapidamente virar presa.


Cace animais e sobreviva:
RDR2 não é apenas um jogo em mundo aberto, ele exige que você cace animais para se alimentar. Isso porque o Arthur se cansa, sente fome e vai chegar um hora, mesmo que você não queira, terá que caçar algum animal para assa-lo e come-lo. se caso o Artur estiver com muita fome, ele morrerá facilmente em qualquer combate, deixando a vida dele bem mais fácil de se esgotar e mais difícil de se regenerar

Apesar desse sistema ser bem equilibrado, é meio chato, pois as vezes quando você está com pressa pra fazer alguma missão, você tem que parar e caçar. Isso se torna algo cansativo, mas não repetitivo.


REALISMO FORA DO COMUM:

É tanto realismo colocado no jogo que na verdade, a maioria deles poderiam ser descartados, mas a Rockstar colocou mesmo assim. Um bom exemplo disso é o ato de tomar banho. Se você ficar fedido e não tomar banho, as pessoas vão te olhar estranho e até mesmo não vão querer conversar com você. Quando você caça um animal, você tem a opção de esfolar ou colocar no cavalo, ou fazer os dois se você quiser. E se você quiser vender a pele ou o animal que você caçou, seja rápido, pois se demorar muito ele vai entrar em decomposição e perderá o valor. 

Existem outros mínimos detalhes como ter que limpar sua arma o tempo todo para que ela não perca a eficiência, limpar o seu cavalo. E as roupas não são apenas estéticas, você não poderá usar um casaco no calor, ou usar roupas curtas no frio, isso vai fazer com que o personagem perca a eficiência como:  perder o folego mais rápido ou até mesmo perder HP com mais facilidade em uma batalha. Para escolher um corte de cabelo no barbeiro você precisa ter o tamanho ideal para tal corte, por exemplo, você não pode ser careca e mudar o corte para um black power.  E seu cabelo e barba vão crescendo durante o tempo, algo já visto antes em The Witcher 3

pois é, são cada detalhes que acho desnecessário colocar todos eles aqui, quem sabe algum dia eu faço um post dedicado apenas a isso, né?


JOGABILIDADE:
Chegamos em uma parte que seria um ponto negativo para o jogo, mas não ao ponto de atrapalhar a sua jogatina. A jogabilidade é lenta, demorada e travada, as vezes até cansa de jogar, da preguiça andar por todo o mapa quando você não possui o fast travel ou formas de viagem rápida pelo o cenário usando carroças ou trem. 

A jogabilidade tem o ponto mais fraco nos combates, onde as vezes o botão de cover não funciona muito bem, oque te faz levar bastante tiro antes de se abaixar em uma pedra ou se esconder atrás de uma arvore ou paredes. 

O que frustra mesmo é quando você quer fazer algo simples como passar por uma porta, mas a jogabilidade pesada te empurra contra a parede. Agora oque da mais raiva é você andar a cavalo e atropelar npc's ou até mesmo capotar com um cavalo porque bateu em uma rocha, isso é chato no jogo e aconteceu comigo varias vezes. Eu estava fugindo de caçadores de recompensas, mas eu bati forte em arvores diversas vezes, resultando na morte do meu cavalo ou até mesmo perder uma grande parte do meu HP. 


Mas depois de algumas horas, você se acostuma com isso, ou até mesmo aprende a controlar melhor o personagem, mas é algo meio chato e frustra muito. 
Imagem relacionada

o jogo possui a opção para jogar em primeira ou terceira pessoa e isso pode ser alternado durante a jogatina, podendo escolher com qual tipo de câmera você vai jogar a hora que quiser. 

Diferente do John no primeiro jogo, em RDR 2 o Arthur sabe nadar... na verdade, ele sabe boiar.  O jeito de nadar no jogo é algo lento e que na minha opinião poderia ser aproveitado mais, não falo de ter que mergulhar ou algo do tipo, mas pelo menos nadar mais rápido, pois é frustrante quando você precisa atravessar um pequeno córrego fundo, mas ter que esperar media de 10 segundos para chegar ao outro lado. Claro, 10 segundos quando se trata apenas de um pequeno córrego, quando o rio é maior, é melhor nem tentar ou você perderá até 2 minutos de sua vida tentando atravessar. 

Volta e meia você terá a opção de interrogar inimigos, os espancando e os forçando a falar. 

A Exploração é algo essencial no game, você sempre precisará de recursos, então sempre estaremos revirando gavetas, armários, invadindo casas para roubar suprimentos. O jogo também possui o Dead Eye, a função de deixar tudo em câmera lenta e pipocar todo mundo mais facilmente. 


NARRATIVA:
A narrativa é algo extraordinária, é o principal motivo para prender o jogador. Você vai rir, vai chorar, sentir raiva, tudo em uma trama só. O jogo tem um enredo impecável e rico em detalhes. Não é uma historia rápida, mas também não é lenta, é tudo na medida certa. Eu lembro que no final do jogo eu senti um nó na garganta, eu me emocionei de verdade no desfecho do game, e me emocionei ainda mais no desfecho do epilogo. Não é atoa que esse game ganhou como a melhor narrativa do ano de 2018. 

TRILHA SONORA:
Se a trilha sonora do game antecessor já era boa, a do RDR 2 é extraordinária. Existem musicas que foram criadas com voz e violão justamente para o jogo, toda a trilha sonora é original e toda ela se encaixa muito bem em cada ocasião da narrativa. Para vocês terem uma ideia de como é linda a trilha sonora do jogo, dê um play no vídeo abaixo e desfrute dessa beleza:




A trilha sonora é o verdadeiro Country, e é assim o jogo inteiro, algumas possuem voz e violão, outras apenas instrumental. Mas cada musica é colocada na hora certa. Se você já zerou o jogo, vai se lembrar da trilha sonora usada no final, aquela musica marcou muito!

RDR 2 foi um dos jogos que me fizeram baixar a trilha sonora para escutar e incluir na minha playlist.


CONCLUSÃO:

Red Dead Redemption 2 é um jogo à frente do seu tempo, uma obra-prima que com certeza irá te proporcionar uma experiencia inesquecível. Um dos melhores jogos que eu já joguei. Um titulo que merece mais atenção e mais reconhecimento do que já tem.

Vale a pena?´
Simplesmente sim, é um titulo obrigatório para aqueles que procuram um ótimo jogo em mundo aberto, com narrativa surpreendente e uma trilha sonora impecável. Não perca tempo e jogue logo essa obra-prima!



Pontos positivos:
Narrativa espetacular
trilha sonora perfeita
personagens carismáticos e bem construídos.
Mundo muito bem aproveitado e gigantesco
O Arthur Morgan é foda! 


Pontos Negativos:
Jogabilidade lenta e travada 
O fato dos Npc's se irritarem com qualquer coisa. 
O fato do personagem ser lerdo para nadar. 


Nota: 09/10


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.